No icon

Por: Redação

Festival de Forró, Rootstock chega a sua 17º edição com Homenagem a Jackson do Pandeiro

A 17ª edição do Festival Rootstock homenageará o Rei do Ritmo, Jackson do Pandeiro! Um dos maiores ícones do Forró, respeitado e reverenciado por grandes músicos do mundo inteiro, nos dias 14, 15 e 16 de novembro de 2019 em Serraria Souza Pinto, Belo Horizonte – MG

Rootstock é um dos grandes Festivais de Forró Tradicional, “Pé de Serra” do Brasil, desde 2002 promovendo e fomentando a cultura com Shows, DJs, Workshops, Feira de Produtos, Palestras, Dança e Arte.

A concepção visual foi inspirada nas xilogravuras do fantástico artista plástico Gilvan Samico, pernambucano, autor de trabalhos incríveis, entre eles muitas capas de discos das décadas de 1970. Um importante integrante do Movimento Armorial e é considerado por muitos críticos o maior expoente da xilogravura brasileira. Essa arte linda foi criada pelos artistas gráficos Yuri Leite e Pedro Varella.

A programação do Festival Rootstock contará com diversos shows, apresentações de DJs, workshops de dança e palestras.

Os shows acontecerão nas noites dos dias 14, 15 e 16/11.
Os workshops e palestras ocorrerão durante as tardes dos dias 15 e 16/11.

Jackson do Pandeiro – Rei do Ritmo

Nascido em Alagoa Grande, na Paraíba, José Gomes Filho foi um artista popular tipicamente autodidata - ainda criança, aprendeu o ofício de ritmista de vários instrumentos e de cantar tocando zabumba na banda da mãe, Flora Mourão, uma cantadora de coco que lhe deu seu primeiro pandeiro.

A formação artística se completaria ao frequentar clubes e cassinos de Campina Grande e João Pessoa, além de trabalhar em rádios da capital paraibana e de Recife. Ali, teve contato com outros ritmos como blues, jazz, tango, samba, frevo, baião.

Quando finalmente estourou, em 1953, com os clássicos Sebastiana e Forró em Limoeiro, já com 35 anos, os críticos ficaram impressionados com a habilidade de Jackson do Pandeiro em interpretar os mais variados ritmos: baião, xaxado, coco, samba-coco, rojão, além de marchinhas de Carnaval.

Alceu Valença já definiu bem o valor do nobre conterrâneo como intérprete na linha evolutiva da música do país: "Na minha opinião existem duas escolas de canto no Brasil: a de João Gilberto e a de Jackson do Pandeiro".

Jackson - o nome artístico veio de um apelido que ele mesmo se dava: Jack, inspirado no mocinho de filmes de faroeste Jack Perry - e Luiz Gonzaga (1912-1989) foram os principais responsáveis pela nacionalização de canções nascidas entre o povo nordestino.

Serviço: Festival Rootstock | Edição Rei do Ritmo, Jackson do Pandeiro!

Atrações: Fiquem ligados que no decorrer da semana serão divulgadas 
Datas: 14, 15 e 16 de Novembro
Horário: A partir das 20hs
Local: Serraria Souza Pinto
Av. Assis Chateaubriand, 809 - Belo Horizonte – MG
Ingressos: A partir de 22/04.
Informações: www.festivalrootstock.com ou contato@festivalrootstock.com

Foto: Reprodução / Capa de livro

Comment