Portal Programa na Pista - Entretenimento, Música, Esportes, Celebridades e Muito Mais.
Portal Programa na Pista - Entretenimento, Música, Esportes, Celebridades e Muito Mais.
Thursday, 23 Jan 2020 11:37 am
Portal Programa na Pista - Entretenimento, Música, Esportes, Celebridades e Muito Mais.

Portal Programa na Pista - Entretenimento, Música, Esportes, Celebridades e Muito Mais.

(Empoderamento, Plus Size, Feminino, Carnaval) Mulheres do Projeto Plusamba posam na Avenida Paulista (Acervo Plusamba)



Pelo segundo ano consecutivo, o Projeto Plusamba vai colocar o Bloco na rua em defesa das comunidades: negra, gay, LGBTQ e contra a Gordofobia.
Após a grande repercussão em mídia no primeiro ano, elas esperam repetir o sucesso e desejam unir as diversas comunidades em um ato de alegria, compaixão e respeito ao próximo.

“O Carnaval é um espaço democrático e aberto para todos e foi com esta ideologia que nós, o Bloco Plusamba nascemos e acreditamos que juntos poderemos criar um elo maior” diz, Aldria Adiola, Coordenadora do Grupo.

O Projeto que nasceu em 2017, com a intenção de aliar, simpatia e beleza, com o passar do tempo evoluiu e cresceu. Nos últimos anos, além de mostrarem que tem muito samba no pé, elas decidiram fazer diferente e colocar o literalmente a mãos a obra. Hoje, elas fazem ações sociais, culturais e filantrópicas na cidade de São Paulo, e buscam fomentar uma consciência responsável em todas as pessoas que acompanham os trabalhos.

Todos os sucessos conquistados por aqui as levaram até as terras gaúchas e lá no Rio Grande do Sul, foi constituída uma filial com o mesmo intuito. Claro, que além de defender causas sociais, durante o ano elas buscam se preparar para a maratona carnavalesca e cuidam da saúde com especialistas. Atualmente, o projeto se encontra presente na Escola de Samba Mocidade Unida da Mooca e muitas das meninas que participam das atividades, integram a ala Plus Size da escola.

Engajadas, Empoderadas e comprometidas, elas estão prontas para fazer história novamente e contam com a presença de todos vocês. Para participar do Projeto, não precisa sambar, o que realmente importa é desejar fazer a diferença. Mulheres maiores de 18 anos, com força de vontade, alegria, carisma já estão convidadas a participar basta manter o contato via redes sociais.

Então anotem na agenda, dia 22 de Fevereiro às 13 horas, no encontro das Ruas Salete com Dr. Cesar, no Bairro de Santana, Zona norte de São Paulo.

Elas estarão unidas para fazer a diferença!

Sobre o Evento:

O Bloco Plusamba desfila dia 22/02/2020 às 13 horas
No encontro das Ruas Salete com Dr. Cesar, no Bairro de Santana, Zona norte de São Paulo.

Sobre o Projeto Plusamba


O Projeto "Plusamba” tem como partida a inclusão das mulheres Plus Size a partir de 18 anos, oferecendo um conjunto de ações e desenvolvimento de atividades de cunho social, promovendo um espaço de arte, cultura e entretenimento. Pois as pessoas acima do peso, dentre outras coisas, vêm demonstrando cada vez mais interesse pelo carnaval, por enxergar no samba um instrumento de socialização e bem-estar.

Pensando na possibilidade de acesso para mulheres Plus através do samba, elaboramos o "PLUSAMBA" um projeto que visa ampliar e fomentar a participação dessas mulheres por meio da dança, pois acreditamos que com isso possamos contribuir com a valorização da mulher Plus criando novas oportunidades dentro do carnaval, através de cursos de samba, oficinas e debates.

Nesse sentido enxergamos como positivo trazer essa mulher para o contexto do samba, com objetivo de trabalhar vários aspectos que fazem parte desse meio de maneira harmoniosa. Pois a dança, ou melhor, a arte de sambar, pode promover o autoconhecimento, autoestima e consciência corporal. E um local onde podemos seguramente promover essa movimentação é numa escola de samba, por entendermos ser um espaço democrático.

É intuito, também, mostrar que o samba no pé, não está somente nas musas esculturais, e sim, que as mulheres cheias de curvas podem mostrar charme, carisma e elegância independente da estética corporal imposto pelo mercado.

Percebendo que a mulher Plus sempre teve pouco reconhecimento no mundo do samba, pois nem todos a enxergam com bons olhos, acreditamos que com este projeto que visa a quebra de conceitos e paradigmas, possa ser uma importante ferramenta de conscientização e comportamento.

Nosso objetivo é capacitar e abrir espaço para as mulheres acima do peso poder mostrar charme, beleza, simpatia e sensualidade. Além de seu requebrado e provar que o samba não é só para as musas esculturais. É objetivo, também, a construção de redes de formação e partilhas de experiências, construindo parcerias estratégicas para a realização das atividades previstas, assim como viabilizar a inclusão dessas mulheres com a intenção de apresentar as diversas maneiras de integração com a escola e com a comunidade, e descontruir a ideia de que a mulher acima do peso não pode ser passista por não se encaixar nos padrões estabelecidos pelo mercado do corpo perfeito. Entretanto, vale ressaltar, que não pretendemos desconsiderar ou desprezar, nem muito menos fazer apologia à obesidade, mas reforçar a ideia de que ser Plus Size não significa apenas estar acima do peso, mas que podemos apresentar vaidade, sensualidade, alegria e termos muito orgulho de nossas próprias curvas.