‘Gabriel da Ponte Rio Niterói’ é o autor de feitos no Brasil
Já imaginou pular de bike de uma montanha? Os esportes radicais vêm tendo cada vez mais espaço e notoriedade, conquistando praticantes no mundo todo. E o carioca Gabriel Amorim, mais conhecido como ‘Gabriel da Ponte Rio Niterói’ é o único que executou dois saltos de bike no Brasil. O primeiro salto foi feito em Castelo, no Espírito Santo, e com o sucesso, o atleta resolveu fazer um segundo salto mais inovador, no Rio de Janeiro, na Pedra do Elefante, em Itaipuaçu.
Desde a infância, Gabriel sempre sonhou em voar, e com isso, foi descobrindo a vontade de praticar outros esportes, com o objetivo de se qualificar e se tornar um base jump. O que atraiu o atleta para essa modalidade é a adrenalina, e o sentimento de liberdade, conectando sua mente com o mundo e tribos diferentes.
O atleta se autodefine como um ser humano como outro qualquer, o que o diferencia de outras pessoas, é o sentimento de estar bem em relação a vida e a morte, já que pratica um esporte de risco para condição humana. “O base jump trás a sensação de adrenalina por alguns segundos, e isso me deixa em um universo de êxtase jamais vivido, algo inexplicável”, revela Gabriel.
Na modalidade, os locais para realização do salto de bike colocam sempre a condição humana em risco, e o atleta sempre faz um ritual de preparação para o feito.
“Primeiro eu crio o na mente o que vou fazer, e calculo se irá dar certo, daí então eu começo por em prática o trabalho de me organizar mentalmente, depois de eu decidir fazer o salto eu começo a produzir o evento material, que é construir rampas, arrumar utensílios para o salto no caso a Bike e equipamentos”, afirma o atleta.
Para obter sucesso nesse tipo de esporte, Gabriel conta que o atleta precisa ter principalmente habilidades no paraquedismo com mais de 500 saltos do avião, ter conhecimento das condições climáticas, além de muita frieza, e claro, uma dose extra de coragem.
No momento, Gabriel que é instrutor do programa AFF está trabalhando em dois projetos audaciosos, mas não pode revelar por ser completamente arriscado, lembrando que onde há risco, é o lugar perfeito que ele se sente bem.