Por: Perfexx

Bruna Caram lança canção infantil que combate o abuso sexual

"Ninguém Mexe Comigo" é tema de campanha homônima que luta pela proteção de crianças e adolescentes

Nesta sexta-feira (30), a multiartista Bruna Caram (cantora, atriz, poeta, compositora e preparadora vocal) lança “Ninguém Mexe Comigo”, música-tema da campanha homônima que luta pela proteção de crianças e adolescentes contra o abuso sexual. Bruna é uma das colaboradoras e ativistas líderes da campanha. A canção sai com distribuição da Tratore, disponível nas plataformas digitais. Ouça aqui.

Lançada em 2020, a iniciativa tão importante veio direito do Japão: a designer e ativista social Paola Bellucci, mestranda em Estudos da Paz pela Universidade de Soka, em Tóquio, que foi vítima de abuso quando criança e dedica sua vida a combatê-lo, procurou Bruna trazendo a difícil missão: compor uma canção que empoderasse as crianças e ensinasse sobre o tema de uma maneira clara e aberta, de preferência oferecendo soluções que não dependam simplesmente de chamar o adulto mais próximo, afinal, muitos adultos são coniventes com abusos cometidos contra crianças e, muitas vezes, os adultos que deveriam protegê-las são quem comete o abuso em si.

Ciente do aumento de casos de maus-tratos e abuso sexual nessa época de pandemia, e também sabendo que pelos estudos mais recentes do Ministério dos Direitos Humanos, pelo menos 70% dos abusos ocorrem em casa, Bruna se sensibilizou imediatamente.

“Este é um ano muito simbólico para mim, me tornei mãe, passei a me sentir muito mais forte e combativa, estava retomando meu trabalho, lançando meu DVD, quando a pandemia começou e fui convidada para esta luta. Era impossível dizer não. Fiquei insegura, sabendo o tamanho da responsabilidade. Mas mergulhei fundo, li muito sobre o assunto, conversei com as colaboradoras todos os dias, fui me munindo de informações e emoções a cada conversa, com a Paola e todos. E fui encontrando as palavras para compor Ninguém Mexe Comigo. Quando cheguei à composição final, todas choramos muito”, conta Bruna, que assina a canção sozinha.

Para o primeiro vídeo de lançamento da campanha, em abril, Bruna contou com a colaboração do cantor e compositor Marcelo Jeneci nos coros e sanfona, e com o violino de Alice Bevilaqua. Assista aqui. Além deles, entre os colaboradores da canção, está a escritora Andrea Taubmmann, autora de “Não Me Toca, Seu Boboca”, premiado livro-referência sobre o tema. Nele, a personagem principal, Ritoca, conta como escapou de um abuso ao fazer o chamado tripé da autoproteção: gritar, correr e contar. Tudo em linguagem infantil, sem tabu.

“Percebi que a sociedade é conivente com essa violência, pois muitas vezes nós pensamos que somente os responsáveis podem ajudar e não interferimos. Mas vivo repetindo isso: é algo que acontece dentro de casa, mas é um horror que destrói a sociedade inteira, então é preciso interferir. É preciso falar do assunto antes, denunciar caso aconteça, e principalmente, ouvir e confiar nas crianças. Esse papo de que criança inventa, mente e fantasia, expõe elas a algo inominável. Chega. O silêncio só ajuda, sempre, o abusador”, diz Bruna.

“Ninguém Mexe Comigo” também ganhou um vídeo-musical, disponível no YouTube, com a participação de mais de 20 cantores e do ator Cassio Scapin, icônico pelo personagem Nino, do Castelo Rá-Tim-Bum, da TV Cultura. Além disso, foi traduzida em várias línguas e vai ganhar, ainda este ano, um vídeo-documentário contando sobre seus bastidores, produzido no Japão.

“Se eu achar estranho o jeito de alguém me tocar, eu vou gritar/ Se eu achar suspeito o jeito de alguém me mexer, eu vou correr/ Se alguém me maltratar, eu vou contar/ Se eu for contar e não souber pra quem, eu disco 100/ Eu disco 100”, diz a canção, oferecendo toda informação disponível para uma criança se proteger, inclusive a opção de ligar no Disque Direitos Humanos.

“Ainda estamos lutando para que haja um serviço público que atenda especificamente crianças, numa linguagem voltada para elas. Mas enquanto não há, lutaremos com todas as armas que temos”, afirma a cantora.


Comentário Como:

Comentário (0)